Home » Notícias

Notícias

EXXONMOBIL/ROSNEFT INICIA PROSPECÇÃO PETROLÍFERA EM MOÇAMBIQUE

EXXONMOBIL/ROSNEFT INICIA PROSPECÇÃO PETROLÍFERA EM MOÇAMBIQUE - Lateorke Oil Gas

MAPUTO - 2017/05/16 - O consórcio envolvendo os grupos norte-americano ExxonMobil e russo Rosneft pretende iniciar os trabalhos de prospecção petrolífera em Moçambique na segunda metade do ano, de acordo com o relatório e contas agora divulgado.

“Em Outubro de 2015, o consórcio entre a Rosneft e o seu parceiro ExxonMobil obteve licenças para a prospecção geológica de três blocos no mar de Moçambique, estando o início dos trabalhos de exploração previsto para o segundo semestre de 2017, após a assinatura dos contractos de concessão com o governo de Moçambique”, pode ler-se no documento citado pela agência noticiosa Tass.

Em 2015 foram atribuídos ao consórcio ExxonMobil (60%) e Rosneft (20%) três blocos, um na bacia de Angoche e os outros dois na bacia do Zambeze, na zona central de Moçambique.

Um quarto bloco foi atribuído, na mesma altura, ao consórcio constituído pelo grupo italiano ENI (34%), Sasol Petroleum (25,5%), da África do Sul e Statoil (25,5%) da Noruega. Em todos os quatro blocos a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos participa com 20%. 

Angola foi o terceiro fornecedor de petróleo da China

Angola foi o terceiro fornecedor de petróleo da China - Lateorke Oil Gas

LUANDA - 2017/04/21 - Angola foi o terceiro fornecedor de petróleo da China, depois da Arábia Saudita e da Rússia, com uma quota de 10%, contra quotas de 15% e 14%, respectivamente, dos outros dois países, de acordo com o relatório mensal do mercado petrolífero relativo a Abril da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP).

O relatório acrescenta que nesse mês as vendas à China de petróleo aumentaram em 60 mil barris por dia no caso dos sauditas e em 37 mil barris por dia no caso dos russos, ao passo que as exportações angolanas caíram 317 mil barris por dia.

Em Março e de acordo com fontes secundárias, Angola registou uma produção de 1,614 milhões de barris por dia, uma quebra mensal de 18,7 mil barris por dia, ao passo que a Nigéria baixou a produção em 29,8 mil barris por dia para atingir 1,545 milhões de barris por dia.

Tendo por base a comunicação directa a diferente é substancialmente mais elevada, com Angola a ter produzido 1,652 milhões de barris por dia, com um acréscimo de três mil barris por dia e a Nigéria a ter registado uma produção de apenas 1,269 milhões de barris, com uma quebra mensal de 156,9 mil barris por dia.

Nesse mês a subsidiária nigeriana da Royal Dutch Shell viu-se forçada a encerrar um oleoduto a fim de reparar locais onde populares procediam ao roubo de petróleo. Source: Macauhub

CURSO NEBOSH IGC - Especialização Internacional em EHS

CURSO NEBOSH IGC - Especialização Internacional em EHS - Lateorke Oil Gas

CURSO NEBOSH IGC - RIO DE JANEIRO

CURSO NEBOSH IGC - RIO DE JANEIRO - Lateorke Oil Gas

Parabéns a esta Turma magnifica que freuqentou mais uma edição do CURSO NEBOSH IGC no RIO DE JANEIRO!

LINKEDIN - 4.000 SEGUIDORES

LINKEDIN - 4.000 SEGUIDORES - Lateorke Oil Gas