LONDRES - 2013/12/10 - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reduziu sua produção de petróleo ainda mais, e está bombeando um volume menor que a demanda mundial deste ano, disse o grupo de países exportadores na quinta-feira (16), salientando os problemas que as paralisações na Líbia e em outras nações causam na produção.
O relatório mensal da OPEP também deixou as estimativas para o crescimento da demanda mundial de petróleo neste ano praticamente inalteradas, e deu um tom cautelosamente otimista sobre as perspectivas para a economia mundial.
O relatório do grupo prevê uma demanda média pelo petróleo do grupo em 2014 de 29,58 milhões de barris por dia (bpd), também virtualmente igual à sua última estimativa. Segundo fontes secundárias citadas pelo relatório, a Opep reduziu sua própria produção para 29,44 milhões de bpd em dezembro, abaixo das perspectivas de demanda para este ano.
Isso sugere que não haverá excedentes de petróleo no mercado em 2014 caso a OPEP mantenha sua produção no ritmo de dezembro.Tal cenário, no entanto, é improvável, uma vez que as produções no Iraque, Líbia e Irã devem se recuperar em 2014.